Tratamento capilar com óleos vegetais

Tingir e alisar o cabelo são processos que impõem mudanças de estrutura. O cabelo resiste, mas não é indiferente. As pontas são a parte mais susceptível ao maltrato. Para além dos tratamentos convencionais, há alternativas naturais que são os óleos vegetais à base de essências de amêndoas e jujuba que ajudam a fortalecê-lo.

Com o avanço da tecnologia e o bombardeio publicitário tendemos a acreditar que só agora se dão os devidos cuidados ao cabelo. Contudo, não é assim, uma vez que a atenção ao cabelo é um mimo que nasceu com as civilizações antigas.

Por outro lado, se tivermos em conta as agressões a que submetemos o cabelo com os caprichos da moda cuidá-lo não é a palavra mais acertada, mas sim minimizar os efeitos das transformações a que é sujeito.

De toda a estrutura capilar, as pontas são as que mais sofrem, porque o cabelo é mais velho e, além disso, é onde os efeitos se notam mais claramente pela sua maior porosidade.

O cabelo não é indiferente

O cabelo resiste a produtos aos quais a pele não resiste, mas isso não quer dizer que permaneça indiferente. O cabelo é um organismo vivo que temos que nutrir e “escutar”.

Os soros e os cremes condicionadores baseados em silicone estão mais focados em conseguir um bom aspecto do que cuidar do cabelo, criando dependência e obediência a um rígido ciclo de consumo.

Tratamentos naturais

É possível atingir um cuidado sensato recorrendo a elementos naturais que não são filmógenos e conseguem um aspecto saudável. O que importa é ser perseverante e não acreditar em resultados mágicos. Os efeitos virão de acordo com a recorrência com que siga os cuidados. Deixamos aqui duas opções:

1. Condicionador de abrótano

Ingredientes

• 4 chávenas de abrótano;

• 1 chávena e meia de azeite;

• 1/2 chávena de vinho de Borgonha.

Passos a seguir:

Ferva os ingredientes e deixe-os repousar durante meia hora. Escorra e aplique no cabelo ao comprido.

2. Recuperador de pontas com manteiga de cacau

Ingredientes

• 1 colher de manteiga de cacau;

• 1 chávena de óleo de amêndoas;

• 1 chávena e meia de glicerina;

• 2 colheres de álcool.

Passos a seguir:

Derreta a manteiga de cacau em lume brando. Junte o óleo de amêndoas e a glicerina. Adicione o álcool.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.