Saiba quais são as principais causas das aftas

Principais causas da afta

Todos os dias pessoas do mundo todo se deparam com doenças graves que podem levar à morte e outras doenças simples que não provocam risco de morte, mas podem incomodar muito, como as aftas que aparecem na boca.

As aftas ou estomatite aftosa são pequenas bolhas que podem surgir na boca, garganta ou língua e fazer com que os simples atos de falar, comer e engolir se tornem bastante desconfortáveis. O que provoca a afta ainda não está muito bem claro, mas algumas situações podem auxiliar no aparecimento dessas lesões bucais como: imunidade baixa, feridas provocadas pelos aparelhos dentários e consumo de alimentos ácidos.

A ingestão de alguns remédios, acidez no estômago, problemas gástricos e situações de estresse também podem causar aftas na boca.

Principais causas da afta

Doença celíaca

A doença celíaca é um distúrbio gastrointestinal que se caracteriza pela intolerância ao glúten. Essa doença não causa a afta em si, mas as aftas podem ser um sinal de que a pessoa sofre com a doença celíaca. Quando essa doença for descoberta é importante procurar um nutricionista para que ele faça uma dieta sem glúten.

AIDS

Assim como acontece com a doença celíaca, a afta pode indicar que a pessoa esteja com AIDS, mas nessa doença as aftas surgem com mais frequência, são maiores e demoram muito tempo para se curar, já que a AIDS compromete o sistema imunológico.  Nos primeiros sintomas da AIDS é essencial procurar um médico para iniciar imediatamente o tratamento.

Fatores psicológicos

A ansiedade e o estresse, por exemplo, podem diminuir a proteção do sistema imunológico, aumentando as chances de infecção. Além disso, é comum o ressecamento da mucosa da boca, favorecendo o surgimento das aftas. É importante buscar formas de controlar esses distúrbios como praticar exercícios físicos e descansar.

Mordida na bochecha ou na língua

As mordidas na parte interna da boca podem favorecer o surgimento das aftas. Quando as aftas surgirem, podem ser aplicadas pomadas no local como a Omcilon, ou então pode ser feito bochecho com chá de barbatimão, já que essa planta é rica em propriedades cicatrizantes e antissépticas.

Genética

Quando pessoas da família têm aftas é provável que haja também o desenvolvimento de aftas ao longo da vida, pois, existe a predisposição genética. Não tem como controlar fatores genéticos, mas existem formas de diminuir as chances, como: evitar a ingestão de frutas ácidas como o abacaxi e o limão e alimentos apimentados, porque, irritam a mucosa da boca e facilitam o surgimento das aftas.

Deficiências nutricionais

A deficiência de nutrientes como a vitamina B, folato, ferro e zinco pode ajudar no aparecimento de aftas. Para suprir a necessidade diária desses nutrientes é essencial ingerir alimentos de origem animal como ovos, leite e carnes.

Uso de aparelho dental

É muito normal o surgimento de aftas quando se coloca um aparelho nos dentes, por causa de pequenos traumas que acontecem por causa do atrito entre a mucosa da boca e o aparelho. É muito importante sempre higienizar a boca. A recomendação é ir ao dentista para que ele certifique que o surgimento do problema é por causa do aparelho. O dentista poderá prescrever o uso de resinas ou ceras de proteção e também a higienização correta da lesão.

afta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.