O que são os gases intestinais (flatulência)? Explicamos em detalhe

Gases intestinais, como prevenir e diminuir o incomodo

Quase toda a população sofre com os incômodos dos gases, ou flatulência, nome dado cientificamente. Os gases intestinais são resultantes de um acúmulo de ar produzido no trato gastrointestinal, que ocorrem comumente, mas os seus sintomas podem ser indícios de problemas mais sérios.

Os gases intestinais possuem diversas causas, e a maioria advém da alimentação. O consumo de carboidratos, por exemplo, causa muito gases, devido a dificuldade que o organismo tem em digeri-los. O alimentos como o brócolis, a couve-flor, batata, feijão, repolho, batata-doce, aspargo, milho, derivados do leite, e quase todos os cereais, acumulam gases no intestino.

O consumo de bebidas gaseificadas como cerveja e refrigerantes podem acumular gases no trato gastro intestinal.

Outra forma que causa gases é engolir ar enquanto se come, acumula os mesmo no trato intestinal. Para evitar o surgimento de gases é recomendável fazer as refeições tranquilamente, evitando assim a ingestão de ar.

Gases intestinais, flatulência

Também é importante adotar uma dieta equilibrada que contenha legumes, verduras e frutas, alimentos ricos em fibras,associada a ingestão diária de muitos líquido, de preferência a água, para que o bolo fecal se torne mais fácil de ser expelido.

Os gases intestinais são prejudiciais à saúde?

Os principais sintomas do acúmulo de gases são dores abdominais, inchaço abdominal, fraqueza, arrotos, dor toráxica, dor no peito (deve ser avaliada por um médico) e cólicas abdominais. A grande preocupação em se ter gases é o desconforto que esses sintomas acabam gerando, caso contrário, não há muitos prejuízos a saúde. O normal é que sejam expelidos os gases cerca de 6 a 20 vezes por dia, dependendo de cada pessoa, porém o excesso pode apontar anormalidades como a dispepsia, ou seja, a indigestão.

A falta de atividades físicas também causa flatulências, uma vez que o organismo necessite de movimento para desempenhar bem suas funções. O exercício abdnominal estimula os movimentos peristálticos do intestino facilitando a evacuação das fezes, que são bloqueadoras dos gases.