O exercício físico serve apenas para manter a forma física? Explicamos tudo

Breve introdução ao exercício físico

Quer saber da importância do exercício físico e saber o quão ativa você precisa de ser para obter grandes melhorias na sua saúde mental? Provavelmente não necessitará tanto quanto pensa que é necessário. Você não precisa de passar muitas horas a treinar no ginásio, a libertar baldes de suor, ou de correr quilómetros e quilómetros. Pode colher todos os benefícios apenas com 30 minutos diários de exercício moderado, cinco vezes por semana, e com isso melhorar a sua saúde física e mental. Duas sessões de 15 minutos ou até três sessões de 10 minutos também funcionam bem.

Exercício físico para manter a forma

Mesmo um pouco de atividade é melhor do que nada

Se isso ainda parecer intimidante, não desespere. Mesmo poucos minutos de atividade física é melhor do que nenhum. Se você não tem tempo para 15 ou 30 minutos de exercício, ou se o seu corpo lhe diz para fazer uma pausa depois de 5 ou 10 minutos, por exemplo, tudo bem também. Comece com sessões de 5 ou 10 minutos e lentamente aumente o tempo. Quanto mais você se exercita, mais energia terá, e por isso, eventualmente, se sentirá preparada para um pouco mais. A chave é comprometer-se a fazer alguma atividade moderada para começar.

Como o exercício físico rapidamente se torna um hábito, lentamente você poderá adicionar alguns minutos extra ou experimentar diferentes tipos de atividades. Se mantiver diariamente a atividade física, os benefícios do exercício vão começar a aparecer.

O exercício físico aumenta a auto-estima

A atividade regular é um investimento na sua mente, corpo e alma. Quando se torna hábito, favorece o seu sentido de auto-estima e faz com que você se sinta mais forte e poderosa. Você vai sentir-se melhor com a sua aparência e, dado que o exercício físico consiste em superar determinadas metas, vai sentir uma sensação enorme de realização. É garantido que depois de experimentar durante algum tempo, você não vai querer outra coisa.