Ideias1000.net

Reciclar e dicas para a saúde e bem-estar

O caminho mais perigoso do mundo “El Caminito Del Rey”

Este era até bem pouco tempo, o caminho mais perigoso do mundo: el caminito del Rey. São quase 8 quilómetros de percurso em montanhas e paisagens de cortar a respiração. Situa-se na região de Málaga na Andaluzia em Espanha e era considerada uma das mais perigosas vias de comunicação do mundo, por isso ostentar o titulo de “caminho mais perigoso do mundo”.

Esta rota foi totalmente reabilitada, recebeu por isso o Prémio Europa Nostra por promover a conservação do património e, embora hoje em dia ser muito mais seguro, há no entanto uma coisa que não mudou: a experiência única de caminhar em passadiços construídos em desfiladeiros a mais de 100 Metros de altura.

O caminho mais perigoso do mundo
O caminho mais perigoso do mundo – Caminito del Rey

Certamente que aqui poderá fazer as melhores fotos da sua vida, poderá fazer belíssimas selfies.

Terá coragem para enfrentar este desafio? O caminho mais perigoso do mundo.

Se realmente pretende aventurar-se e percorrer este percurso, vamos tentar facultar-lhe toda a informação para que tudo corra pelo melhor e com isso desfrute deste belo percurso.

Para melhor o localizar: esta rota situa-se no sul da Espanha pode ser alcançada pelos municípios de Ardales ou Álora (melhor pedir informações turísticas no próprio local). O percurso percorre as paisagens do Parque Natural Gaitanes Gorge, onde o rio Guadalhorce passa e atinge 700 metros de profundidade. O panorama que cria esse desfiladeiro natural escavado pelo rio vai deixa-los bastante entusiasmados, por estas e por outros, foi considerado o caminho mais perigoso do mundo.

O caminho mais perigoso do mundo "El Caminito Del Rey" 1

Note-se de que da totalidade do percurso,  4,8 Km são de acessos e 2,9 Km são de passadiços. Além disso, há também um túnel paralelo aos portões do desfiladeiro de Gaitanes, que funciona como uma alternativa à trilha aérea em dias que, devido à chuva ou vento, podem ocorrer deslizamentos de terra. O túnel tem cerca de 300 metros, dos quais 285 são interiores e 15 exteriores no Vale do Buraco.
Nesta área, vive um grande número de espécies vegetais e animais (pássaros da montanha, como o abutre, o abutre-grifo ou a águia dourada; a cabra da montanha; raposas, lírios, etc. Com sorte, você ainda vai pode ver algumas.

Porquê a construção deste caminho?

Ainda no início do século XX, pretendiam construir um canal de água dos reservatórios do norte para El Chorro, a fim de aproveitar o desnível para uma central hidroeléctrica. Tudo isso foi associado a um caminho de manutenção para esse canal, conhecido como “Caminito del Rey”.  O nome deste caminho que foi considerado o mais perigoso do mundo, advém do fato da obra ter sido inaugurada pelo rei Alfonso XIII.
Importante será referir também que já existe presença humana nesta área natural desde os tempos pré-históricos, como evidenciado pela abundância de sítios neolíticos.

Quantas horas demora a percorrer?

É absolutamente recomendável fazer um bom plano para o seu tempo, porque o percurso é linear e leva entre 4 e 5 horas para ser concluído. De qualquer forma, existe um serviço de ônibus entre os acessos norte e sul da rota, é uma boa oportunidade para caminhar e assim cuidar da sua saúde e ao mesmo tempo, desfrutar de belas vistas.

Como chegar lá? Onde comprar os ingressos?

Se quer vivenciar esta experiência, têm que comprar ingressos e pode reservar no site oficial. Na página oficial tem acesso a toda a informação bem como dicas bem importantes para esta viagem. Poderá ir de de carro, mas pode também optar pelo comboio (trem), a estação El Chorro fica perto de El Caminito e tem ligação com as cidades vizinhas de Málaga, Sevilha e Rodada.

Caminito del rey, espanha
Um dos caminhos mais perigosos do mundo

Recorde-se de que a cidade de Málaga fica a menos de 50 Km de distância, pode por isso aproveitar outras valências desta região, esperamos que este artigo os ajude a desfrutar de uma excelente experiência.

Se gosta de adrenalina e pura aventura, então faça-se à estrada, caminhe sobre  abismo, sinta-se parte da natureza, viva cada minuto com toda a emoção, e já sabe, não é adequado a pessoas com medo a alturas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *