Ideias1000.net

Reciclar e dicas para a saúde e bem-estar

Saiba como funciona o PCR, exame que detecta o novo Coronavírus

Novo coronavírus pcr

O Coronavírus que causa a doença Covid-19 está em todo o mundo. Algumas pessoas dizem para manter a calma, mas na realidade essa é uma situação diferente e que assusta muito. Para diagnosticar que a pessoa está com o novo Coronavírus é preciso fazer um teste que se chama PCR.

Como funciona o PCR, exame que detecta o novo Coronavírus

A primeira ação do RT-PCR é a utilização da enzima transcriptase reversa para transformar o RNA do vírus em DNA complementar. O RNA é produzido por uma molécula de DNA e mostra informações com as quais se torna possível coordenar a produção das proteínas. Depois de ter sido transformado, são colocados dois primers, que consiste em uma fita simples de DNA, para ajudar na ampliação do material genético em 100 milhões de vezes.

O passo a passo do exame PCR é o seguinte: Transforma o RNA do vírus em DNA; O DNA é aumentado usando fitas de DNA simples; Observa-se se há sinais do vírus nas amostras e se der positivo é confirmado que a pessoa contraiu o novo Coronavírus.

De acordo com especialistas o PCR é o melhor exame para detectar a Covid-19, pois, os outros podem dar resultados cruzados, mostrar um falso positivo, detectando uma resposta do corpo a outra doença. O PCR oferece uma detecção específica do vírus, o que diminui o risco de erro. O resultado desse exame pode sair em até 7 dias.

Outros tipos de testes para diagnosticar a Covid-19

Fluorescência – Esse teste que foi protocolado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dá o resultado de 15 a 30 minutos. Esse exame tem uma coleta parecida com a do PCR, o profissional utiliza um cotonete para retirar amostras das vias respiratórias e é posto em um reagente. O reagente ao entrar em contato com o novo Coronavírus causa uma reação através de fluorescência. Essa tecnologia é coreana e espera a aprovação da Anvisa e somente depois terá um valor para venda.

Imunomonocromatografia – Esse é o nome de uma tecnologia utilizada em um teste que demora de 15 a 30 minutos para certificar se uma pessoa está com o Coronavírus. Esse tipo de exame é usado em 12 países, entre os quais estão: Alemanha, Itália e França. Esse exame é feito com uma coleta de sangue por meio de uma picada no dedo, da mesma forma que é feita com a medição de glicose em diabéticos. O sangue é colocado em uma solução com reagentes que detectam o anticorpo criado pelo corpo humano após contrair o Coronavírus.

Formas de transmissão do Coronavírus

Ar – Gotículas de saliva com o vírus saem na tosse, no espirro, no catarro e na fala e entram em contato com mucosas do nariz, olhos e da boca de outras pessoas, ocorrendo à infecção.

Contato físico – Quando duas pessoas se beijam pode ocorrer à troca direta de saliva com o vírus. Aperto de mão, o vírus na pele entra em contato com boca, nariz e olho e abraço, quando gotículas da fala entram em contato com mucosas.

Superfícies contaminadas – Isso ocorre quando pessoas saudáveis entram em contato com superfícies contaminadas por pessoas com Coronavírus. Por isso, quando tocar no corrimão da escada, fechadura, aparelhos, entrar em elevadores e tudo mais, higienize as mãos.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são: tosse seca com secreção, febre acima de 37° e os mais graves são: dificuldade de respirar e insuficiência renal. Ainda podem ocorrer dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e congestionamento nasal.

Como evitar ser infectado pelo Coronavírus

Para evitar o contágio as dicas são: Evite contato físico, lave as mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos, isso deve ser feito com frequência, caso esteja em um local que não possa lavar as mãos, higienize com álcool gel 70%. Tente não ir a lugares com aglomerações de pessoas e o principal, fique em casa, assim estará protegendo você, sua família e todas as outras pessoas.

Portanto, o novo Coronavírus já está espalhado por todo o mundo, mas especialistas indicam fazer o exame somente quem voltou de alguma viagem, tem mais de 60 anos ou está com falta de ar.

Exame novo coronavírus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *