Ganhar massa muscular é possível? Explicamos em detalhe

A alimentação na base do segredo para ganhar massa muscular

Ganhar massa muscular pode até parecer mito, mas na verdade não é. A maioria das pessoas não consegue seguir um regime de alimentação, e as que conseguem normalmente acabam seguindo dietas erradas!

Mesmo que você siga um programa de treinamento específico, se não seguir as regras básicas da nutrição, todo o seu esforço será em vão. Mesmo que você use os melhores suplementos do mercado, você não irá ganhar massa muscular enquanto você não fizer uma alimentação base correta.

A alimentação disciplinada é a parte mais difícil a ser seguida dentro de uma rotina.

É por isso que os suplementos que prometem milagres, vitaminas, conservas, substitutos de refeições, congelados e outras refeições pré-prontas fazem parte de várias indústrias muito lucrativas.

Quer aprender a corrigir a sua alimentação? Continue lendo…

Principais erros na alimentação…

Veja se você está cometendo alguns desses erros:

  • Alimentação Monótona – Pouca variedade de alimentos nutritivos, ao invés disso, as dietas são constituídas por calorias vazias, pouca proteína e poucas gorduras boas.
  • Excesso de Alimentos Ruins – Isso é muito comum… pessoas que querem crescer, muitas vezes saem por aí comendo de tudo: massas, doces, refrigerantes, bolachas, frituras e etc. – achando que com isso irão ganhar massa magra de qualidade.
  • Não Comer a Cada 3 Horas – Esse é um erro fatal: quem não come frequentemente ao longo do dia, terá a circulação de aminoácidos anabólicos (e outros nutrientes) prejudicada, retardando a formação de novos tecidos..
  • Alimentação Incorreta Pré e Pós Treino – Se a alimentação pré e pós treino forem incorretas, a energia e força para o treino serão prejudicadas, assim como a recuperação muscular.
  • Café da Manhã Deficiente – O café da manhã é essencial ao organismo para acelerar o metabolismo logo ao acordar e iniciar o processo de formação de tecidos, aceleração do metabolismo e bloqueio do catabolismo noturno.
  • Baixa Ingestão de Líquidos – Um corpo desidratado não tem tanta energia para treinar, recuperar e/ou realizar reações químicas. Dica: alto consumo de água aumenta o volume dos músculos.

Ganhar massa muscular, alimentação correcta

Um dos maiores problemas desta época é a falta de tempo e o aumento do estresse. Isso faz com que você não demore muito tempo até fazer a primeira refeição não saudável… e a partir daí, a tendência é sempre piorar ao longo do dia…

Porque você não se alimenta bem…

E porque isso acontece? Porque você não tem uma refeição deliciosa e nutritiva preparada para comer quando necessita. Aí você pega a primeira coisa que encontra!

Além disso, muitas pessoas pensam que as dietas saudáveis são muito chatas e que devem obrigatoriamente ser horríveis no gosto. Isso não é verdade…

Você pode preparar refeições deliciosas e nutritivas, mesmo que não tenha muito tempo para cozinhar, e mesmo que não seja o melhor cozinheiro do mundo.

Também não pense que você vai gastar todo seu dinheiro no mercado, comprando os alimentos mais caros e inacessíveis. Pelo contrário, você vai deixar de comprar muitos itens caros e inúteis para começar a comprar alimentos baratos e saudáveis.

Eu não tenho formação alguma em gastronomia, então, não sei fazer combinações maravilhosas de alimentos e temperos como os chefs fazem, sendo assim, o melhor é procurar literatura ou mesmo em sites de referência para aprender fazer boas receitas e ganhar massa muscular – com alimentos e suplementos simples e eficazes!

O que engloba a alimentação correta

Para fazer uma dieta saudável, você deve seguir esses princípios fundamentais:

  • Dieta Variada – A primeira regra para ter um ganho muscular otimizado e seco (sem gordura junto) é ter uma dieta saudável, limpa, variada, rica em proteínas e gorduras boas e de moderada a pobre em carboidratos – esse último item deve ser ajustado de acordo com os resultados de evolução.
  • Rica em Proteínas – São essenciais ao ganho de massa muscular. Dependendo da fase de treinamento, você pode colocar até 40% do total das calorias na forma de proteínas. Mas isso é individual. É importante atentar ao consumo de proteínas magras, pois as proteínas gordurosas fazem mal à saúde, ao coração, aumentam o colesterol e acumulam muitas gorduras localizadas.
  • Moderar os Carboidratos – Podem ser os vilões da dieta se você não souber os tipos que usar, as quantidades, os horários certos, etc. Prefira sempre os carboidratos de baixo índice glicêmico ao longo do dia, deixando os de alto índice glicêmico só após o treino. Sempre misture carboidratos com proteínas e gorduras boas nas refeições, nunca os consuma isoladamente.
  • Só Gorduras Boas– As gorduras podem ser boas ou ruins. Gorduras ruins são aquelas que se acumulam como gordura localizada/abdominal e celulite, por exemplo: salgadinhos, bolachas, bolos e doces, carnes gordurosas, leite e/ou iogurtes integrais, queijos amarelos, frituras, pastéis, tortas, pizzas, etc.Gorduras boas são aquelas que nossa alimentação deve ter em altas quantidades, pois fornecem energia, calorias para os músculos, aumentam a produção hormonal, aceleram a saciedade e deixam a dieta mais saborosa. O melhor de tudo: dificilmente acumulam como gordura corporal se forem consumidas corretamente em receitas e na dieta. São elas: azeite, azeitonas, oleaginosas, peixes, linhaça, abacate, açaí, etc.
  • Outras Regras – Aumente o consumo de água, coma a cada 2-3 horas e mantenha a mesma dieta aos finais de semana

São ideias e dicas que achamos muito importantes para que possa ganhar massa muscular de forma consistente e sem esforço. Um bom habito alimentar é meio caminho andado para o sucesso.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.