Energia solar (tudo o que necessita saber)

Saiba tudo sobre a energia solar, adira a esta ideia!

A Energia Solar é o que fará a diferença nas futuras gerações em termos energéticos. Recurso natural e sem impacto negativo no ecossistema ou meio ambiente.

A energia é um recurso imprescindível para que possa existir vida no nosso planeta. Precisamos da energia para nos movermos, para comunicarmos, para assegurar a iluminação e o conforto térmico nas nossas casas.

Energia solar

Energia solar, energia limpa

A palavra “energia” aparece frequentemente no vocabulário e nas nossas vidas, face às preocupações com o esgotamento dos recursos energéticos e com a crescente utilização de energias ditas “alternativas”para evitar a poluição do meio ambiente.
Fazer um uso racional da energia, sem pôr em causa o bem-estar e a qualidade de vida, é o grande desafio que se coloca aos consumidores actuais.

Energia solar, energia limpa

A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, racional, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia eléctrica, não requer manutenção e não consome nenhum combustível, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.

Sabia que…

  •  O Sol irradia anualmente o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela população mundial durante o mesmo período.
  • O Brasil é o país com a maior taxa de irradiação solar do mundo.

Painéis Solares Fotovoltaicos

Estes painéis constituem uma das mais promissoras formas de aproveitamento da energia solar. Através de células fotovoltaicas, a energia contida na luza do Sol é convertida em energia eléctrica. Podem ser utilizados em locais isolados, sem rede eléctrica, ou como sistemas ligados à rede.

Principais Aplicações:

• Electrificação remota: actualmente uma das principais aplicações da energia fotovoltaica é a possibilidade de fornecer energia eléctrica a lugares remotos.

• Sistemas autónomos: Bombagem de água para irrigação, sinalização, alimentação de sistemas de telecomunicação, etc.

• Integração em edifícios: a integração de módulos fotovoltaicos na envolvente dos edifícios (paredes e telhados) é uma aplicação recente, podendo representar reduções de custos construtivos e energéticos. A energia produzida em excesso pode ser vendida à companhia eléctrica, e quando existem insuficiências, esta pode ser comprada.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.