Dicas para turistas que vão visitar Viana do Castelo em Portugal

Santuário de Santa Luzia

Visitar o norte de Portugal é quase que uma viagem no tempo. Após passar pelo Porto e seguir ainda mais acima, já quase na Espanha, os turistas encontram castelos, catedrais e monumentos. Viana do Castelo em Portugal é uma cidade antiga e interessante, seus destaques são os pontos turísticos que de certo modo não são tão antigos.

Viana do Castelo é uma das cidades mais lindas de Portugal. O principal ponto de visitação da cidade é o Santuário de Santa Luzia.

Onde se hospedar em Viana do Castelo

Para quem procura uma hospedagem diferente, a melhor dica é a Pousada de Viana do Castelo, localizada no topo do Monte de Santa Luzia. Todos os quartos dessa pousada disponibilizam vista para o mar e para a cidade. Além disso, a Pousada de Viana do Castelo oferece um maravilhoso restaurante, quadra de tênis, piscina ao ar livre e outras áreas de laser.

Outras opções de hospedagem são: Hotel Laranjeira, Solar Altamira, Casa Melo Alvim, Dona Emília Casa de Hóspedes, Enjoy Viana e Pensão O Laranjeira.

O que visitar em Viana do Castelo

Santuário de Santa Luzia

No topo do morro mais alto das cercanias, o Santuário de Santa Luzia oferece uma visão quase que total da cidade. O morro é alto e íngreme para subir com facilidade, os turistas podem usar um bondinho, mas também é possível subir com carro. A cara é antiga, mas o monumento é na verdade novo, pois, a obra final do santuário de Santa Luzia foi realizada no século XX, exatamente no ano de 1943. A entrada dos turistas e mesmo dos moradores da cidade no Santuário de Santa Luzia é gratuita.

Ponte Eiffel

O projetista da Torre Eiffel, monumento de Paris, também deixou sua marca em Viana do Castelo em Portugal. Na Ponte Eiffel circulam automóveis e ônibus sobre o rio Lima. A estrutura feita de metal intacta desde 1878 mostra o traço característico do arquiteto Gustave Eiffel.

Museu do Traje

Para os turistas que gostam de conhecer as tradições do lugar, em Viana do Castelo poderão visitar o Museu do Traje. O prédio que abriga esse museu é pintado de amarelo claro bem vivo e na sua parte interna é possível encontrar todos os trajes e vestimentas que fazem do Minho uma região única.

Navio-hospital

Um ponto turístico interessante em Viana do Castelo é o navio Gil Eannes. É um navio que funcionava como hospital e atendia pescadores e navegadores que saiam pelo mar buscando o peixe bacalhau que é muito conhecido no Brasil. Hoje o navio está atracado e pode ser visitado por turistas do mundo todo.

Centro histórico

Em Viana do Castelo tem a Santa Casa de Misericórdia, construída em 1589 é um exemplar único de uma arquitetura maneirista e renascentista e possui influências dos Países Baixos e Itália.

Alguns monumentos estão localizados no centro da cidade onde está a Praça da República e em suas mediações. A Sé de Viana foi construída em 1400 e continua com suas torres quadradas em formato de fortaleza intactas.

Ponte Eiffel

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.