Ideias1000.net

Reciclar e dicas para a saúde e bem-estar

Coronavírus COVID-19: O que é e como se prevenir

coronavírus COVID-19 o que é

Hoje estamos vivendo no mundo uma pandemia, pois, um vírus chamado Coronavírus COVID-19 está atacando pessoas de todas as idades, causando a Covid-19. Diariamente milhares de pessoas estão morrendo e muitas mais estão contraindo esse vírus que é mortal, porque ainda não existe medicamento que cure.

O grupo de maior risco dessa pandemia é o composto por idosos a partir de 60 anos, pois, de acordo com especialistas quando eles contraem o Coronavírus Covid-19 eles podem morrer rapidamente.

Para as pessoas que ainda não sabem exatamente o que é o Coronavírus Covid-19 e como se prevenir, aqui vão algumas explicações simples que podem ser entendidas por qualquer pessoa.

O que é o Coronavírus COVID-19?

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que possui uma estrutura em formato de coroa que foi descoberta na década de 60. Esses vírus causam infecções respiratórias e já causaram outras doenças como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

O Coronavírus surgiu nos anos 60, por isso, o vírus que surgiu em dezembro de 2019 na China passou a se chamar o novo Coronavírus, pois, é da mesma família. A doença causada por esse vírus se chama Covid-19. A primeira morte foi na China no mês de janeiro de 2020.

Transmissão

A transmissão do novo Coronavírus pode acontecer de três maneiras:

Por vias respiratórias, ou seja, pelo ar, quando gotículas provenientes de tosses, espirros e da fala de pessoas infectadas entram em contato com pessoas saudáveis;

Através do contato físico, quando os vírus conseguem chegar às mucosas da boca, olho ou do nariz, por meio de abraços, beijos e apertos de mão.

Por meio do contato com superfícies contaminadas, isso acontece quando pessoas doentes transmitem gotículas para corrimões de escadas, elevadores, aparelhos eletrônicos, maçanetas, dentre outros e uma pessoa saudável acaba tocando nestas superfícies.

Sintomas do Coronavírus

Os sintomas mais comuns são: febre acima de 37° e tosse seca. Já os sintomas mais graves são: insuficiência renal e dificuldade respiratória aguda e outros sintomas são: dores no corpo, nariz entupido, inflamação na garganta e diarreia.

De acordo com especialistas, além dos idosos, as pessoas que correm mais risco são as gestantes e crianças menores de 2 anos.

Como se prevenir do Coronavírus Covid-19

Higienizar as mãos – Lavar as mãos com água e sabão, sabonete ou álcool gel, é a principal dica para quem quer evitar o contágio por Coronavírus.  Se estiver em casa ou em algum lugar com água e sabão, lave frequentemente as mãos por no mínimo 20 segundos. A dica é lavar a palma da mão, o dorso, os dedos e as unhas. Caso esteja em um local que não possa lavar as mãos normalmente, use álcool gel, com esse produto higienize bem as mãos diversas vezes no decorrer do dia. O álcool gel deve ser 70%.

Evite aglomeração de pessoas – Agora o contágio pelo Coronavírus já está acontecendo de maneira comunitária em quase todo o mundo, ou seja, não se sabe de onde o vírus vem. O mais importante é ficar em casa e só sair se for extremamente importante. A dica é ficar de quarentena até diminuir essa pandemia.

Contatos físicos – Evite beijar, abraçar e apertar as mãos, a dica é ficar até dois metros longe das pessoas. Assim ficará mais difícil o contágio. Cumprimente as pessoas de longe, mesmo que elas sejam muito queridas.

Máscara – É indicado usar máscara apenas as pessoas que estiverem com alguma gripe ou sintomas da Covid-19. Entretanto, se precisar enfrentar transportes coletivos ou algum local com aglomeração de pessoas, use a máscara sem medo.

Portanto, o Coronavírus COVID-19 está no mundo todo e como ainda não tem vacina e nem medicamento para combater, a única alternativa é prevenir. Se perceber que está com algum sintoma grave como falta de ar, faça o exame e se isole das pessoas da sua família.

COVID-19

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *