Como tratar aftas na língua, explicamos tudo em detalhe!

Tratamento eficaz para as aftas que aparecem na língua

As aftas na língua surgem por possíveis fatores diversos, um deles decorre da acidez de alguns alimentos, que corrói a mucosa que reveste a língua. Mas, como tratar algo tão incômodo quanto às aftas?

É justamente isso que iremos abordar neste post, leia até o fim e fique sabendo diversas maneiras de como tratar aftas na língua.

Tratar aftas na língua

Utilize produtos tópicos

As aftas na língua podem ser pequenas ou grandes. As pequenas têm poder de cicatrização mais rápido que as grandes. As ulcerações das aftas maiores são bem amplas e com vermelhidão decorrente da inflamação bem mais considerável e com isso acabam causando maior desconforto por dor.

Tratar aftas na língua pode ser um pouco complicado, tudo depende da capacidade de cicatrização do próprio organismo, no entanto há algumas saídas para amenizar as dores inflamatórias e consequentemente o desconforto ao engolir ou mastigar algo.

Tratamento das aftas na língua

Então de nada vai adiantar usar pomadas sobre as aftas na língua? Claro que vai, pense comigo, querer comer algo e não conseguir, pois está sentindo dor ou não saborear algo que tanto gosta por causa do desconforto. Captou a mensagem?

É melhor receber analgesia que ficar corroendo a dor do incômodo. Então vamos aos medicamentos de uso tópico que corresponde às famosas pomadas e líquidos.

Aftine, medicamento líquido constituído por neomicina, excelente antibiótico de amplo espectro, previne o desenvolvimento de bactérias locais. Outro componente é o cloridrato de procaína, tem ação anestésica, diminui a sensibilidade da região causando alívio da dor.

Para sua utilização aplicar uma gota sobre a afta, pelo menos 3 vezes ao dia até o desaparecimento total. Para melhor aplicação e ter certeza do alcance às aftas, utilize um cotonete ou algodão embebido do produto e ponha sobre as aftas.

Albocresil, pomada cuja composta por policresuleno, sua finalidade é a cauterização tecidual. É bastante eficiente e a recuperação por cicatrização é bem rápida. Degrada a região ulcerada e auxilia na cicatrização. Aplicar diariamente pequena porção sobre as aftas na língua até ocorrer toda a reparação da área. No momento em que cicatrizar totalmente, pare a utilização da pomada.

Benzocaína, com ação anestésica e encontrada como spray, pomada ou solução oral, promove anestesia local. Não tem poder de cicatrização, apenas alívio da dor. Com seu uso, a cicatrização ocorreria por total estímulo do organismo.

Floucinonide, pomada a base da fluocinolona, tem efeito anti-inflamatório e consequente excelente efeito analgésico. Pode ser aplicada sobre a afta, duas vezes ao dia. Por ser medicamento corticoide pode desacelerar o processo de cicatrização e causar imunodepressão. Utilize com cuidado.

Faça bochechos para tratar as aftas na língua

Desde os tempos da vovó é dito que bochecho é o melhor método para manter a boca limpa. Concorda? De fato é uma ótima saída para as afecções bucais. Mas, você sabe exatamente o que deve usar?

E se eu te disser que aquele enxaguante bucal que você tem no banheiro é excelente para a assepsia. Apesar de não ser causada por bactérias, quando a aftas na língua se desenvolve o tecido é danificado e pode gerar porta de entrada para os agentes que ficam na espreita esperando uma oportunidade para contaminação.

Os enxaguantes bucais são constituídos por um pequeno percentual de álcool e clorexidina, antissépticos que podem ser utilizados rotineiramente e se as aftas na língua não estiverem relacionadas com algum tipo de doença gástrica, autoimune ou dental, auxiliará na recuperação.

Tenha cuidado se as aftas forem grandes, já falamos anteriormente que está apresentam as ulcerações extensas, a dor e o desconforto podem aumentar ao ter contato com a fórmula do enxaguante. Para evitar, verifique o percentual do álcool, autos níveis causarão ardor.

Outra opção são os enxaguantes de tetraciclina, sua ação antibiótica promove alívio da dor na medida em que for sendo utilizado. Sem contar que contribuirá com a prevenção do surgimento de grandes ulcerações.

No entanto, para uso desta última dica, é preciso a recomendação médica, devido ao produto conter antibiótico em sua formulação.

Como tratar aftas na língua de forma natural

A manipulação do enxaguante bucal pode ser feita, para potencializar fazendo a junção de alguns elementos como lidocaína 2%, anestésico local, sua ação retira a sensação da dor. Difenidramina, anti-histamínico que alivia os efeitos da inflamação e antiácido.

Não tente fazer esta mistura em casa, pois, precisa dos percentuais adequados para equilibrar a solução. Porém, é uma sugestão para que possa solicitar em farmácias de manipulação.

Mas, sempre há uma alternativa diferente e este post é todo especial, exatamente por disponibilizar dicas fantásticas. Que tal utilizar um enxaguante natural?

Pegue uma folha de babosa, corte em pedaços que permita a retirada do gel contido na planta. Coloque num recipiente e adicione um pouco de água. Para cada uma colher de gel da babosa, adicione duas de água. E pronto! É só fazer a limpeza com o produto e se beneficiar com a potencialidade de cicatrização promovida pela babosa.

Consuma vitaminas para evitar as aftas

A hipovitaminose ou redução dos níveis de vitamina do complexo B (B1, B2, B6, B12) ocorrem e reduzem as defesas do organismo. Nesta queda na imunidade, abre espaço para ação de agentes causadores de infecções danos teciduais.

É bem fácil encontrar suplementos ricos em complexo B e ácido fólico. Não apresentam contra indicações, ótimos estimuladores para a produção das células de defesa os leucócitos.

Aftas na língua pode ser sinal da deficiência imunitária ou sinal secundário, e nada melhor que a suplementação para recuperar o organismo e fazê-lo driblar as ulcerações das aftas.

Consumo de vitaminas para tratar as aftas da língua

Suplementos que contenham Lisina são também um meio para o tratamento da afta. Este aminoácido, que não tem no organismo humano, por isso é chamado de essencial. Tem a capacidade de degradar tecido e células mortas. Sua atuação sobre a afta é promover a retirada do tecido ulcerado e estimular a reparação tecidual e cicatrização.

E de quebra você vai proteger todo o seu corpo com a suplementação e manter-se revigorada.

Gostou destas dicas geniais? Espero que possam auxiliar no tratamento das aftas na língua. Mas, esteja atenta, caso a presença delas perdure por longo período é recomendado procurar um médico para maiores investigações e tratamentos precisos.