Como curar afta num dia será possível? Explicamos em detalhe!

Curar afta em um dia será mesmo possível?

Quem sofre com este problema, seria um sonho poder curar afta num dia. As aftas causam dor e desconforto e dificultam a realização de atividades normalmente simples como ingerir alimentos, beijar ou falar. Estima-se que todas ou quase todas as pessoas já tiveram ou vão ter ainda aftas em suas vidas. Além disso, cerca de um quinto das pessoas enfrenta esse problema com frequência.

Como curar afta num dia

Como se pode perceber, as aftas são um problema bastante comum. Isso, infelizmente, não serve de consolo nenhum para quem se vê acometido por elas e vê seu conforto e sua rotina perturbada.

Em geral, as aftas são lesões bastante inofensivas (embora deva ser deixado claro que o câncer, quando surge na cavidade oral, produz em seus estágios iniciais lesões que se parecem com as das aftas) e que costumam desaparecer espontaneamente, ou seja, sem necessidade de tratamento em uns poucos dias ou, no máximo, em algumas semanas.

Tempo que leva a curar as aftas na gengiva e outras

Um caso de aftas dura, em média, cerca de uma semana, um pouco mais ou um pouco menos do que isso. Normalmente, as aftas surgem e desaparecem sem maiores consequências para a saúde do indivíduo.

Apesar da duração relativamente curta da maior parte dos casos de afta e do fato de que elas não causam problemas maiores de saúde, o desconforto que elas causam faz com que, por razões bem óbvias, as pessoas queiram se livrar delas o mais rápido possível. Pode-se dizer sem medo de errar que, para quem está sofrendo com esse problema, curar afta num dia é um sonho.

tratamento para as aftas

A boa notícia é que há dicas que podem ajudar a eliminar mais rapidamente as aftas, diminuindo dessa maneira a duração do incômodo que elas causam. É possível, sim, curar afta num dia. Melhor ainda: isso pode ser feito com produtos fáceis de encontrar e métodos que qualquer um pode colocar em prática.

No entanto, antes de explicar como é possível conseguir curar afta num dia, realizando o sonho de se ver livre desse tipo de incômodos, é bom entender o que são as aftas e conhecer algumas possíveis causas de seu surgimento.

Aftas: O que são e por que razões elas surgem

As aftas geralmente apresentam-se como lesões benignas ovais ou circulares, esbranquiçadas ou amareladas com uma área de vermelhidão circundando-as. Elas surgem em partes da cavidade oral e causam dor em seu portador. Essas lesões são, como se mencionou acima, incômodas, causando desconforto em quem as possui, especialmente na hora de ingerir alimentos ou praticar ações como falar ou beijar. Pode aparecer uma única afta ou podem aparecer várias de uma só vez. Elas podem ser diminutas ou relativamente grandes.

As aftas podem aparecer nas mais diferentes partes da cavidade oral, por exemplo, nos lábios, na gengiva, na língua e na parte interna da bochecha ou no céu da boca. Nem sequer a garganta está livre dessas fontes de suplícios.

Como curar afta em um dia

Há várias situações que podem causar o aparecimento das aftas. Entre as principais causas conhecidas dessas lesões, podem ser mencionados disposição hereditária para aftas, o consumo de certos alimentos, como os cítricos, feridas causadas por mordidas acidentais nos lábios ou na parte de dentro da bochecha, refluxo estomacal e fatores que provocam desregulação do sistema imunológico como dormir pouco, sofrer de estresse emocional ou ser portador do vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

Uma dica simples para eliminar rapidamente as aftas: usar Bismu-jet

Uma das maneiras mais simples e rápidas de eliminar as aftas é pela aplicação de gotas de Bismu-jet com mentol.

O mentol ajuda porque possui propriedades anti-inflamatórias e anestésicas, o que por si só colabora para reduzir o desconforto causado pelas aftas. O Bismu-jet, por sua vez, contém sulfato de neomicina (que é mais bem conhecido sob o nome Nebacetin). A aplicação das gotas do medicamente deve acontecer diariamente cinco vezes. O Bismu-jet pode ser engolido sem riscos para a saúde da pessoa.

Tratar aftas

Além do Bismu-jet, podem ser encontrados em farmácias, sejam elas online ou físicas, alguns outros remédios eficazes na tarefa de eliminar rapidamente aftas. Entre esses remédios, podem ser mencionados como eficazes e fáceis de encontrar, por exemplo, Aftex, Aftliv e Omcilon-A.

Outros recursos que podem ser usados para acelerar o fim de aftas

Embora o procedimento ensinado acima seja bastante eficaz para acelerar a cura de aftas, a ponto de poder curar afta num dia, é útil conhecer outros recursos que podem ser utilizados para combater as aftas e acelerar bastante o processo de desaparecimento dessas lesões doloridas. A seguir, estão mencionadas duas, uma envolvendo leite de magnésia e outra envolvendo água oxigenada.

O leite de magnésia é outro produto que tem sido usado com bastante sucesso para promover mais rapidamente do que aconteceria de maneira espontânea a cura das aftas.

Para usar o leite de magnésia para curar aftas rapidamente, é preciso usá-lo várias vezes por dia da maneira que será descrita a seguir. Entre três e seis vezes por dia, deve-se dissolver uma colher de sopa de leite de magnésia em um copo de água morna. Bochecha-se então a solução produzida dessa forma, espalhando-a bem pela mucosa bucal para que ela possa fazer seu efeito.

A água oxigenada é outra substância que possui grande utilidade no combate às aftas. Pode-se misturar água oxigenada a uma caneca de água e ir passando com um cotonete a solução resultante desse procedimento na área da afta. Embora fazer isso possa fazer a área afetada arder um pouco, a afta tende a desaparecer rapidamente. É um pequeno sacrifício por uma boa causa. Desse modo, pode-se, com sorte, curar afta num um dia.

Um conselho sobre o aparecimento frequente de aftas na cavidade oral

Embora possa ser acelerado o processo de eliminação das aftas e seja possível até mesmo curar afta num dia, é preciso levar em conta que o aparecimento frequente de aftas na cavidade oral pode muito bem ser um sintoma de uma doença ou de um desequilíbrio no funcionamento do corpo que não tenha sido até então identificado.

Por essa razão, é recomendável que uma pessoa que apresenta aftas frequentemente procure um médico para que seja feito um diagnóstico da situação e tente-se identificar as causas do aparecimento frequente dessas aftas.