Como curar afta com remédios caseiros, e acabar com o incômodo!

Ideias de como curar afta com remédios caseiros

A afta são lesões pequenas decorrentes da acidez de alguns alimentos ou bebidas, causam certo incômodo e logo deve receber os cuidados necessários, veja de seguida como curar afta com remédios caseiros.

Mas, você sabe como curar a afta? Não. Neste artigo iremos apresentar algumas opções para curar afta recorrendo a remédios caseiros. 

Utilize o bicarbonato de sódio

A boca e língua são revestidas por tecido epitelial que suporta fricções causadas pelos alimentos durante a mastigação, mas, nem sempre dá para passar ileso e com isso acabam surgindo à afta.

Curar afta com remédios caseiros

Elas aparecem em qualquer local como sobre o dorso ou parte ventral da língua, nas regiões laterais da boca. Acredito que já tenha tido uma ou mais em qualquer desses locais, e aí como tratou? A maioria das pessoas acaba recorrendo aos medicamentos de farmácia e esquecem a possibilidade de cura-las de um modo natural sem ter que absorver produtos químicos.

E para que você não caia nessa de correr para uma farmácia. E para curar afta com remédios caseiros a primeira dica é o bicarbonato de sódio. Ter este santo remedinho natural como aliado é uma excelente alternativa.

Conhece o bicarbonato de sódio? Um pozinho branco de fácil diluição e encontrado em pacotinhos no supermercado ou farmácias. É 100% natural.

Bicarbonato de sódio para curar aftas

Produto fácil de ter em casa e seu uso são ainda mais simples. Em meio copo com água adicione ½ (meia) colher de sopa do bicarbonato de sódio e mexa bem até dissolver.

Usar o bicarbonato de sódio para fins curativos

O sabor é ruim? Não mesmo, é até delicioso, pode até ser ingerido.

Devo beber tudo? Olha, até pode, mas, neste caso de curar afta com remédios caseiros não é necessário, basta que gargareje bem o líquido. Certifique que atingiu todas as extensões da cavidade bucal e repita pelo menos duas vezes ao dia.

O bicarbonato de sódio tem o poder de equilibrar o ambiente, que não deve ser ácido demais ou básico de mais, ou seja, ele garante a neutralidade do local. A acidez corrói e o básico deixa suscetível para a proliferação bacteriana.

Acho um máximo esta atuação do bicarbonato de sódio que protege e limpa de um modo simples e eficiente.

Não é legal esta função dos produtos naturais? Cuidar sem causar agressões, apenas equilibrar e trazer a cura necessária. E sem contar que é baratinho e fácil de ter sempre em casa, e caso você não tenha, com toda certeza algum vizinho vai ter.

Vai um chá preto aí?

Acho que o chá preto era somente para garantir o sucesso daquela dieta? Enganou-se. Os chás são amigos para quase todas as horas e uma delas é curar afta com remédios caseiros.

Ficou curiosa para saber quais as propriedades do chá preto para curar afta? Chegado o momento de revelar que o componente tanino contido neste chá funciona como um adstringente.

E o que seria um adstringente? Produto capas de causa à fricção do tecido, retirando os resíduos que causaram aquela pequena inflamação e de quebra devorar cada partícula devido à ação das enzimas contidas.

Deu canseira? Tudo bem, triturando em miúdos o tanino limpa a afta e acaba com qualquer bactéria presente ou tecido danificado, abrindo espaço para a renovação celular.

Para o preparo do chá pode usar o saquinho já pronto ou o pó artesanal comprado no mercado. Ferva a água, utilize a medida de um copo americano, após a fervura adicione o pó ou o saquinho do chá preto, cubra o recipiente e reserve por alguns instantes.

Quando estiver numa temperatura morna pode utilizar. Preste atenção para não ingerir o chá com uma temperatura inadequada e acabar causando queimaduras na boca.

Só em ingerir o chá já vai fazer a recuperação das dores e incômodos causados pela afta. Mas, para aqueles que não gostam do sabor do chá preto, ou não tomam chá de maneira alguma é claro que tem outra saída.

Faça o gargarejo bucal utilizando o chá ou aplique o pó diretamente sobre a afta, você só terá que identificar exatamente a localização da afta. Lembre-se de lavar as mãos antes de colocar na boca.

Cuidar da cura da afta com remédios caseiros não é somente uma opção mais saudável que os remédios convencionais são também uma via econômica e você poder ter a mão e carregar na bolsa para a hora que precisar.

 

Conhece o poder água e sal?

Os mais velhos conhecem a poderosa combinação da água e sal. Desde os tempos remotos que tais produtos são utilizados em situações e condições diversas por suas capacidades de curar e auxiliar em tratamentos de feridas. Portanto, a conclusão é de que nenhum dos dois ficaria de fora quando o assunto é curar afta com remédios caseiros.

A água limpa tudo, isso todos nós já sabemos, além disto, hidrata o local. A cada vez que ingerimos água estamos promovendo a limpeza dos locais que ela passar e associado ao sal são uma bomba de cura.

O sal é um bactericida natural, tem a capacidade de preservar os tecidos do corpo contra a ação destes microscópicos seres oportunistas. Não acredita? E como acha que a carne salgada conserva por um bom tempo mesmo sem refrigeração? Exatamente pela ação do sal.

O poder do sal para curar aftas

Vou te ensinar como utilizar. Dilua em um copo com água morna, copo americano, 1 colher de chá com sal. Faça borborejo por alguns instantes (15 segundos) e de preferência não engolir a mistura. Pode repetir o procedimento umas 3 vezes ao dia até desaparecer a afta por completo.

Esta misturinha água e sal são tão eficientes que de quebra ainda vai limpar a sua garganta e garantir um ambiente livre de bactérias nocivas.

Logo de início já vai sentir alívio da pequena dor causada pela afta, que por sinal é bem chatinha não é?

Viu só como é fácil curar afta com remédios caseiros? É indolor com aplicação e uso bem simples que qualquer criança faz. Pra quê permanecer com afta na boca se tem inúmeros medicamentos alternativos prontos para uso?

Agora não há mais que esperar os fármacos industriais, aproveite os benefícios de cura dos remédios naturais.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.