Colocando Piercing: Dicas e cuidados gerais com seu piercing

Independente do local que escolher para o piercing, é preciso saber como higienizá-lo corretamente!

Vai colocar um piercing? Cada vez mais visto pelas ruas, os piercings estão na moda e decorando umbigo, orelha, nariz e sobrancelha de pessoas do mundo todo. Mas que também podem ser colocadas em locais mais exóticos como língua, mamilos e genitais. Até as atrizes já aderiram ao acessório! Quem quiser usá-los, terá que enfrentar a dor causada pela perfuração da pele, já que são feitas sem qualquer tipo de anestesia. Os lugares mais doloridos são língua e nariz.

Colocar piercing na língua

Lembre-se, o piercing é um corpo estranho para o seu organismo, por isso pode haver rejeição. Então antes de colocá-lo, é importante que converse com o seu médico antes de tomar qualquer atitude, é preciso conhecer seus prós e contras e o tempo de cicatrização de cada tipo de piercing. É muito importante avaliar direitinho o local que você pretende colocá-lo e se ele pode lhe prejudicar na hora de procurar um emprego. Nada de fazer no impulso!

Muito cuidado quem escolhe para lhe colocar o piercing

Também é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher o profissional que irá fazer a perfuração e colocar o piercing em você. Informe-se sobre a reputação e experiência do estabelecimento e se seus profissionais são realmente qualificado, se usam luvas, materiais descartáveis e instrumentos esterilizados para manter seguros seus clientes, e se o ambiente de trabalho é limpo e possui alvará da vigilância sanitária. É importante tomar todas as precauções necessárias para evitar futuros problemas.

Piercing na orelha

Seja na Orelha, Sobrancelha, Nariz, Queixo, Mamilo ou no Umbigo, o ideal é que o material utilizado para a jóia seja de boa qualidade (ouro, ouro branco e aço cirúrgico) e muito bem esterilizada para que não ocorra nenhum problema que prejudique você. Também é essencial ter cuidados com a higiene das mãos e da região onde a jóia foi colocada para que haja uma cicatrização sem problemas.

Independente do local que for colocar o piercing ou do material utilizado, mesmo com todos os cuidados, é importante salientar que na fase de cicatrização, pode ocorrer coceiras, vermelhidão ou um pequeno hematoma por algumas semanas. Também é provável que fique um pouco dolorido nos primeiros dias, ocorrer secreções, inchaço e até formação de casquinhas ao redor da jóia.

Mesmo estando na moda, muitas pessoas colocam piercings sem saber exatamente como limpar e cuidar deles. Os cuidados e o tempo de cicatrização variam de acordo com o local onde o piercing será colocado, mas dura no mínimo dois meses. No caso do umbigo, pode levar até um ano. Mas existem alguns cuidados que se aplicam aos piercings em geral. Veja quais são:

Cuidados gerais com o piercing:

  • Durante a cicatrização, evite molhar o local com água salgada ou água com cloro. Não aplique álcool, água oxigenada, mercúrio ou qualquer outro produto que não tenha sido indicado pelo profissional. Evite também cosméticos, bronzeadores e perfumes, pois podem irritar o local.
  • Evite mexer demais no local da perfuração. Quando for tocar, lave sempre bem as mãos com sabonete anti-séptico. Além disso, nunca deixe outra pessoa tocá-lo sem antes lavar as mãos corretamente;
  • Na fase de cicatrização, a limpeza do local pode ser feita até 3 vezes por dia, com sabonete anti-séptico e um cicatrizante para piercing indicado pelo profissional. Limpe o seu piercing de duas a trêz vezes ao dia com sabonete anti-séptico. Em caso de duvidas, pergunte ao seu piercer sobre os métodos de limpeza;
  • Tente evitar também – saunas, piscinas, banho de mar e excesso ao sol durante a cicatrização;
  • Evite roupas muito justas e sintéticas, pois provocam atritos e dificultam a respiração da pele. Procure sempre usar roupas limpas e confortáveis;
  • Depois do banho, tenha muito cuidado ao secar a região, não esfregue o local, pois pode enroscar, apenas encoste a toalha para absorver o excesso de água.
  • Uma alimentação saudável ajuda na cicatrização. É aconselhado evitar bebidas alcoólicas, cigarros, alimentos condimentados, gordurosos até que o local cicatrize. Em perfurações orais, não use também soluções anti sépticas bucais à base de álcool nesse período.
  • Não se auto-medique e nem siga orientações de terceiros. É importante seguir a orientação do profissional. Caso alguma reação aconteça na área perfurada, procure um profissional para auxiliá-la.

Qualquer que seja o local onde fora aplicado um piercing, pode ocorrer infecções devido ao contato com bactérias e fungos que estão em todos os lugares e que são responsavéis pela mais variadas reações. A língua e o umbigo são os lugares onde há mais riscos de infecção

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.