Aftas na língua, causas para o seu aparecimento, explicamos tudo

Mostramos algumas causas para o aparecimento de aftas na língua

Aftas na língua são bem desagradáveis, pequena nodulação formada na mucosa lingual ou bucal originadas por micro lesões. Não há malignidade na presença das aftas, apenas um desconforto que facilmente é resolvido com a aplicação de medicamento ou curam-se sozinhas.

Aftas na língua

Causas para aparecimento de aftas na língua

Se quiser saber um pouco mais sobre a causa para o aparecimento de aftas na língua, leia este artigo até o fim.

Imunodepressão

Sabia que o corpo humano tem várias barreiras protetivas? É a famosa imunidade corporal, sua função é proteger o organismo de ataque de antígenos internos e externos.

O organismo tem proteção total? Sim, desde que esta imunidade esteja boa, com as células ativas e atuantes, caso contrário ocorre à imunodepressão. Isto quer dizer que o sistema imunológico deprime, fica menos atuante do que deveria estar e isso abre espaço para entrada de antígenos externos.

Sugestão para tratar aftas

Como curar afta na língua

E como as aftas na língua entram nesta história? As aftas surgem como ulcerações do epitélio. Que podem apresentar tamanhos e formas variadas. Pequenas, são ovais e curam rapidamente em 5 a 10 dias. Grandes, o tempo de cicatrização é bem maior, chegando há um pouco mais de um mês, as úlceras são bem intensas.

Epitélio? Sim, o epitélio é o tecido de revestimento da língua, ele protege a musculatura e é cheio de células de defesa. É bem comum ouvir a expressão ulceração aftosa, é um nome dado para a afta.

Quando estas células estão com sua atuação deficiente, promovem a autodestruição ou destroem outras células, naturalmente o corpo dá sinal de que algo pode estar errado e um deles é o aparecimento das aftas na língua. Até aqui entendido, mas, o que causa a imunodepressão?

Estresse é um fator crucial para desencadear um quadro de imunidade baixa. Mas, fica difícil de afirmar realmente qual a origem das aftas, já que a redução da atuação do sistema imunológico ocorre por vários fatores.

Algumas doenças podem causar redução da imunidade, mas, não fique assustado, o fato do aparecimento das aftas não quer dizer que esteja com alguma doença, principalmente que as aftas não surgem por motivos bactericida ou viral. Como disse, é indicativo da imunodepressão é apenas um sinal.

Ah! E para que as aftas surjam em condições como esta é necessária certa predisposição a ulcerações aftosas.

Disfunção digestória

Sabia que todos os sistemas do organismo – respiratório, circulatório, digestório e linfático – comunicam-se entre si? Eles trabalham interligados e quando algo está errado, rapidamente sinalizam para ser identificado o problema.

É o que pode acontecer quando as aftas na língua aparecem. Há indicativo de que o sistema digestório se expressa através das aftas para indicar alguma anormalidade. Tenha calma, isto não quer dizer que toda afta que surgir será por algum problema no trato digestivo, não precisa sair correndo ao médico.

A estomatite é uma inflamação bucal com origem genética, ou seja, é preciso ter histórico familiar para diagnosticar que as aftas surgidas são patológicas. Apresentam aspecto esbranquiçado ou amarelado, e seu entorno é avermelhado, devido à presença da inflamação.

Alguns pontos devem ser observados para saber se as aftas são normais ou demonstram alguma anormalidade sistêmica.

Aparecimento de aftas

O aparelho digestivo e as aftas

Vamos às características. As aftas que surgem e desaparecem por volta de três dias depois, são consideradas normais. No entanto, a recorrência é sim indicativa da estomatite aftosa. Quem está predisposto? Alguns médicos dizem que as mulheres, fumantes e crianças tem possibilidade de adquirir a doença. Uma má alimentação e uso do cigarro contribuem bastante.

Todo fumante adquire estomatite aftosa? Não necessariamente, mas, contribui para o agravamento da doença. E não podemos esquecer a condição genética, caso tenha histórico familiar, e se as aftas na língua sempre surgem em períodos curtos é bom procurar um profissional para melhor avaliação.

Como já foi dito a alimentação influi diretamente, e para evitar é bom ter controle no consumo de alimentos ácidos, chocolates, refrigerantes, café e claro deve ter uma série de outros que somente um bom profissional poderá informar com total precisão.

Não adianta sair unindo uma coisa à outra e se preocupar, tem que obter informações bem precisas e fazer exames para fins de diagnóstico.

Deficiência na higiene bucal

Desde sempre aprendemos sobre a importância da higiene bucal. Evitar mau hálito, cáries e tártaro são algumas das coisas que ouvimos, raramente alguém diz que isto também evita aftas na língua.

E tudo isto ocorre por dano em cascata, uma lesão vai levando a outra. Veja bem, se você não higieniza a boca diariamente após cada refeição, está frequência vai causar cáries e todos nós sabemos que são as vilãs da boca. Degradam toda a estrutura dentária, causam dor e dano estético por levar a perda do dente.

Cuidados com a higiene da boca

Higiene da boca e as aftas

Consequente às lesões por cáries tem as doenças periodontais, como o próprio nome sugere, em torno do dente. A gengiva é logo acometida por uma reação inflamatória e já citamos neste mesmo artigo que as células de defesa podem atacar as próprias células benignas da mucosa da boca e também da língua por uma reação inflamatória.

Então, a lesão de aftas na língua resultante da falta de higiene bucal é na verdade uma sequela por várias razões antecedentes.

É preciso diferenciar as aftas na língua com outros tipos de lesões que tem as mesmas características, como é o caso do herpes bucal, sífilis ou lesão traumática. Estas lesões são aquelas por motivos de disfunção no maxilar ou bruxismo, leva a pessoa a morder a língua ou laterais da boca.

E para confirmar somente exames específicos para cada uma delas. Tudo feito por médicos e dentistas profissionais.

O diferencial para as aftas na língua tem uma amplitude com várias outras condições, mas, que no fim acabam ficando interligadas com todas as causas para o surgimento das aftas citadas neste post. Deficiência imunológica leva a estomatite e consequente às aftas.

O que achou deste artigo? Esclarecemos para você sobre as possíveis causas do aparecimento das aftas na língua? Esperamos que sim e em caso de dúvidas converse com seu médico para melhores orientações e tratamento.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.