Ideias1000.net

Reciclar e dicas para a saúde e bem-estar

Barulho nos escapamentos das motos pode ocasionar multas

escapamentos das motos
Escapamento das motos

Hoje no mundo todo, as motocicletas podem ser vistas nas estradas pilotadas por pessoas das mais diversas idades. Normalmente os escapamentos das motos são muito barulhentos. Porém, quando o piloto faz alguma modificação para dar ainda mais barulho ao motor, ele pode ter que pagar multa.

De acordo com dados do Detran PA apenas no estado do Pará, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019 foram multados mais de 100 condutores de moto que estavam pilotando veículos com alguma característica alterada como o escapamento.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre escapamentos das motos barulhentos

Não é importante o tipo de alteração que você faça em sua moto, é necessário que elas sejam feitas conforme as normas previstas por lei. Porém, a maioria dos casos de multa por ruído excessivo de moto acontece porque a pessoa que modificou o escapamento do veículo não seguiu o que manda a legislação.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 230, inciso VII diz que conduzir veículo com o escapamento, a cor original ou outra característica alterada constitui uma infração grave.

Penalidades para quem pilota motos com mudanças em suas características

Escapamento esportivo
escapamento esportivo

Os pilotos que conduzem motos com o escapamento, a cor original ou outra característica modificada poderão sofrer as seguintes penalidades: multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira e retenção do veículo até que a situação seja regularizada. Por tudo isso é essencial respeitar as características originais de sua moto para não se complicar na fiscalização.

Um inciso do artigo 230 também prevê como infração grave a conduta de dirigir um veículo com descarga livre ou silenciador do motor em desuso ou estragado.

A descarga livre ocorre quando ela funciona somente por um cano e não tem silenciador ou abafador. Isso faz com que o escapamento fique bem mais alto. As penalidades previstas para essa conduta são iguais às descritas no parágrafo VII.

Além do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), outra legislação também estabelece restrições para veículos com muito barulho.

Restrições do CONAMA

De acordo com esse órgão, as alterações realizadas nas características originais da moto, além de deixarem o veículo em desacordo com o previsto por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde.

O silenciador do escapamento consiste em um item projetado para reduzir os ruídos do motor, porque depois de ser alterado, pode trazer consequências muito prejudiciais.

Alguns motociclistas têm costume de furar o escapamento ou retirar o miolo do silenciador. Isso aumenta o ronco do motor e a quantidade de fumaça que é liberada.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), através da resolução n° 252 de 1999, prevê limites de ruídos nas proximidades do escapamento para veículos automotores.

Para motos fabricadas até o dia 31 de dezembro de 1998, o nível de ruído máximo permitido é de 99 decibéis.    Já as motos fabricadas a partir do ano de 1999, os limites de decibéis estão entre 75 e 80 decibéis conforme sua cilindrada.

No Brasil já houve casos em que a Polícia Militar aplicou 7 mil reais de multas para apenas um piloto de moto que estava com um veículo muito barulhento. Cuidado com os escapamentos das motos.

Portanto, condutores de motos com escapamentos muito barulhentos devem ter cuidado, pois, os órgãos estão de olho e a fiscalização não deixa passar nada.

Ruido escapamento
Escapamento e o barulho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *