Atividade física duas vezes por semana não é suficiente

Para uma ter uma vida saudável, quanto exercício preciso de fazer?

A atividade física está na essência da sua saúde. As recomendações atuais para a maioria dos adultos é de pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana. Você vai chegar lá se fizer exercício 30 minutos por dia, 5 vezes por semana. Não é possível encontrar 30 minutos na sua agenda diária? Não há problema em quebrar as coisas. Dois treinos de 15 minutos ou três treinos de 10 minutos são igualmente eficazes.

E aqui está a boa notícia: para a maioria das pessoas, o exercício moderado é o mais benéfico para a saúde global; você não precisa intensificar os seus treinos. Na verdade, o exercício também tenazmente às vezes pode levar a retornos decrescentes nos seus níveis de aptidão ou levar a lesões ou outros problemas. Enquanto todo o mundo é diferente, a maioria das pessoas estão muito melhor formadas para curtos períodos de corrida, em vez de uma maratona, ou para exercícios de 30 a 45 minutos por dia, em vez de horas no ginásio.

Atividade física em modo moderado

Não há necessidade de exagerar. Pesquisas mostram que a atividade moderada é suficiente para mudar a sua vida para melhor. Você não tem que suar baldes ou fazer todo o exercício diário recomendado de uma só vez.

Atividade física ideal por semana

Atividade moderada significa:
1. Que você respira um pouco mais fundo do que o normal, mas sem ficar ofegante. Por exemplo, você deve ser capaz de conversar com o seu parceiro durante o exercício, mas não cantar uma canção facilmente.
2. Que o seu corpo se sente mais quente à medida que você se move, mas não superaquecido ou muito suado.
Recomendamos que faça alguns alongamentos antes do exercício físico propriamente dito. Estudos mostram que reduz o risco de ferimentos. Aliás, é por causa disso que os futebolistas “aquecem” antes de entrarem em campo, por exemplo. Se você estiver a pensar fazer uma corrida, comece com uma caminhada. O importante é aquecer os músculos antes do exercício.