Afta na gengiva perto do dente, o que é? Explicamos detalhadamente!

Afta na gengiva perto do dente, o que é? Explicamos tudo!

A afta na gengiva perto do dente também é conhecida como estomatite e úlcera aftosa. É uma ferida que surge nesta e em outras regiões da boca e deixa o local muito dolorido. Em todos os casos, a afta prejudica a alimentação e afeta a qualidade de vida da pessoa.

Afta na gengiva

As aftas na gengiva

Hoje nós vamos explicar tudo que você precisa saber sobre estas feridas que insistem em se instalar dentro da boca das pessoas. O que são, quais as causas, sintomas e tratamento.

 

Aftas na gengiva perto do dente, o que são?

As aftas na gengiva são lesões muito desagradáveis. Além de prejudicar a mastigação, elas incomodam ao falar, ingerir líquido e trazem consigo diversos sintomas como febre, dores, inchaço na região, perda do paladar e até sangramento.

As aftas são pequenas feridas arredondadas que se localizam em várias regiões da boca. As aftas na gengiva perto do dente são apenas uma variação das muitas existentes. Mas, é tão incômoda quanto às outras.

Geralmente, as aftas vão embora e cicatrizam em até 10 dias. Mas, claro, isso depende dos cuidados e do que o paciente ingere quando está acometido por este problema. Alimentos ácidos, por exemplo, agravam mais ainda o problema.

A afta, em geral, é uma infecção benigna e pode atingir todas as idades, em diferentes fases da vida. quando são muito grandes ou se apresentam em grandes quantidades, elas também promovem o surgimento de ínguas no pescoço, devido ao alto grau de inflamação.

As aftas podem estar relacionadas com diversas doenças, sendo, nestes casos, um sintoma destas enfermidades.

 

Quais são as causas da afta na gengiva?

As causas para esta ferida na boca são muitas. Elas variam entre desordens físicas internas e problemas emocionais também. Dentre as origens mais comuns, nós temos:

  • Estresse emocional
  • Traumas na região através de mordidas, escovação com muita força e outros
  • Falta de vitaminas como B12, ácido fólico e ferro
  • Alergias a certos alimentos
  • Problemas hormonais
  • Problemas estomacais que provocam gases e refluxo
  • Doenças que atacam o sistema imunológico e o deixam frágil como o HPV costumam favorecer o surgimento de aftas.
  • Uso de drogas e alguns medicamentos
  • Hábito de fumar

    Aftas, causas

    A causas para o aparecimento das aftas

Tal como a ferida dentro do nariz, não é algo muito preocupante, mas deve -se andar sempre em cima da evolução da “doença” claro.

No entanto, em algumas situações específicas de aftas na gengiva é preciso procurar ajuda médica.

Esta recomendação é feita quando a afta é muito maior do que o comum, quando a cicatrização demora mais que o prazo conhecido e quando elas são recorrentes, quando surgem uma após a outra, por exemplo.

Apresentando estes e outros sintomas fora da normalidade, é preciso visitar um profissional de saúde bucal a fim de detectar possíveis alterações no organismo. Quanto mais cedo for feito um diagnóstico correto, melhor para a saúde e qualidade de vida do paciente.

 

Como prevenir e curar a afta?

Existem alguns remédios caseiros para o tratamento da afta na genviva. Uma delas é o uso de água oxigenada e água comum misturadas e aplicadas sobre a ferida. Depois, é aplicado um pouco de leite de magnésia algumas vezes ao dia.

Outra dica que pode minimizar as dores e acelerar o processo de cicatrização é consumir iogurte desnatado, sem açúcar. Os analgésicos também podem ser uma boa alternativa quando as dores estão mais incômodas.

Para prevenir o surgimento das aftas, temos algumas dicas e sugestões:

  • Evitar sofrer pancadas ou atritos na região da boca, como escovação com muita força, que podem ocasionar as aftas na gengiva perto do dente.
  • Buscar maneiras de aliviar o estresse e as preocupações do dia a dia.
  • Fazer a higiene bucal adequada todos os dias, limpando todas as áreas da boca para evitar concentração de cáries e surgimento de aftas e outras lesões.
  • Alimentação equilibrada visando à reposição de vitaminas que estão fazendo falta ao organismo.
  • Evitar consumir alimentos que causam alergias e que podem provocar o surgimento das aftas na boca.
  • Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C que fortalecem o sistema imunológico e diminuem a incidência das aftas.

Cuidados a ter para com as aftas

As aftas na gengiva perto do dente são tão comuns quanto àquelas que surgem nas paredes interna da boca. Ambas são extremamente dolorosas e causam um desconforto intenso em quem é afetado. Tentar prevenir o aparecimento destas feridas pode ser uma boa alternativa para fugir delas.

Nos casos em que prevenir não for suficiente, é possível recorrer aos remédios caseiros para acelerar a cicatrização e, por fim, procurar um médico para identificar outras causas e prescrever o melhor tratamento.