Ideias1000.net

Reciclar e dicas para a saúde e bem-estar

5 Restaurantes tradicionais classificados como “Porto de Tradição”

Porto de tradição Restaurantes tradicionais
Café Moreira

Os restaurantes tradicionais classificados como Porto de Tradição funcionam há muitos anos e são verdadeiros tesouros para a Cidade de Porto em Portugal. Para quem mora em Portugal e quer visitar Porto ou já mora na cidade, aqui vai uma lista com os 5 restaurantes tradicionais classificados “Porto de Tradição”.

5 restaurantes tradicionais classificados como Porto de Tradição

1. Café Moreira – Esse espaço é um café, restaurante, tabacaria e muito mais. Ele apresenta um ambiente familiar e acolhedor e recebe visitas de pessoas de todas as idades. Nesse restaurante é possível comer o famoso queque feito de acordo com a mesma receita, desde a sua abertura que foi no ano de 1964. O Café Moreira está localizado na Rua da Sra. da Luz 306, Porto.

2. Escondidinho – Esse restaurante está localizado na baixa portuense, junto ao Coliseu do Porto. Sua decoração é rústica e conta com uma culinária requintada e de qualidade e tradicionalmente portuguesa. Esse restaurante está entre os estabelecimentos do “Porto de Tradição”. Seu endereço é: Rua de Passos Manuel , 142 Porto.

3. Ginjal – O restaurante Ginjal entrou para o programa Porto de Tradição em 2018. O espaço está localizado na Rua Bonjardim 726, Porto. Ele foi inaugurado no ano de 1948 pela família Ramos e é conhecido pela preparação das famosas tripas. Em 2014 o estabelecimento surgiu com uma imagem renovada, pois, foi reformado e com nova gerência.

Veja Também:

10 Melhores restaurantes com ambiente romântico no Porto

Porto Portugal as melhores atrações a não perder

10 Principais passeios em Porto, Portugal

4. King-Long – Esse restaurante com cozinha chinesa também entrou para o programa Porto de Tradição. Ele está localizado no Largo Doutor Tito Fontes, 115, Porto. Esse restaurante possui uma decoração típica da China com direito a dragão na parede e as cores predominantes são vermelha e a branca. Embora não traga uma culinária portuguesa, esse estabelecimento faz parte da tradição da cidade do Porto.

5. Confeitaria do Bolhão – Quando se fala em confeitaria, Portugal tem muita experiência. A Confeitaria do Bolhão entrou para o programa “Porto de Tradição”. Essa confeitaria é um local onde é possível encontrar as mais variadas delícias de Portugal e para quem quer comê-las lá no espaço o ambiente conta com muitas mesas e cadeiras que sempre estão lotadas de pessoas que vão tomar o café da manhã por lá.

Embora não seja exatamente um restaurante, essa confeitaria é tradicional e tanto os habitantes quanto os visitantes adoram comer lá. Essa confeitaria está localizada na Rua Formosa, 339, Porto. Quem já comeu lá afirma que são doces deliciosos e com muita variedade de sabores e preços. Se busca um local tradicional para comer no Porto, dê uma passada na Confeitaria do Bolhão.

Esses são cinco restaurantes tradicionais classificados como Porto de Tradição. Além dos estabelecimentos para fazer refeições, esse programa também acolhe lojas que vendem os mais diversos artigos, mercados de alimentos e muito mais.

Programa Porto de Tradição

O objetivo do programa “Porto de Tradição” é assegurar a memória da cidade do Porto em Portugal por meio dos estabelecimentos que também fazem parte da sua história.

Já são mais de 80 lojas que podem ostentar a placa “Porto de Tradição”, símbolo que consiste no reconhecimento social, cultural e histórico do estabelecimento. A lista traz espaços com dezenas de anos e com traços que fazem parte da memória de gerações portuenses.

Para estar na lista do “Porto de Tradição” é preciso cumprir três requisitos: patrimônio imaterial (representação na história, cultura e arte da cidade), patrimônio material (imagens interior e exterior, arquitetura e o espólio) e atividade (longevidade reconhecida, continuidade nas gerações da família, produção com valorização da própria marca, produtos de identidade e rentabilidade do negócio).

Esse programa que foi criado em 2017 pela autarquia liderada por Rui Moreira, tem como intuito criar um escudo contra os efeitos da liberalização da Lei de Arrendamento Urbano. Porto estava vendo suas memórias fecharem as portas e serem substituídas por espaços turísticos que visam apenas o lucro.

5 Restaurantes tradicionais classificados como “Porto de Tradição” 1
Confeitaria do Bolhão
Restaurantes tradicionais
Restaurante King-Long

 

 

5 thoughts on “5 Restaurantes tradicionais classificados como “Porto de Tradição”

  1. Depois de ter observado estes magníficos restaurante a na linda cidade tripeira não posso deixar de mencionar o restante toscano também faz parte da nossa cultura que estamos habituados a mais de 26 anos a servir a na nossa linda cidade portuense

  2. Falta Restaurante Restinga Rua São Roque da lameira 2244 Porto comida caseira com bons pratos o famoso bacalhau à Restinga.

  3. A morada do Escondidinho é Rua de Passos Manuel, e não Rua de Passos. Quem é que se esqueceu de rever o texto? Ou então não conhecem mesmo os estabelecimentos nem as ruas da cidade.

  4. Falta o restaurante Antunes …rua do Bonjardim com o famoso pernil e as tripas e o maravilhoso cozido Conga com as maravilhosas bífanas e o café Santiago com as francesinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *