Ideias1000.net

Reciclar e dicas para a saúde e bem-estar

5 Locais para visitar na Zona Histórica do Porto

Zona Histórica do Porto
Torre dos Clérigos

Os 5 locais para visitar na Zona Histórica do Porto são úteis para os turistas que viajam para essa cidade portuguesa e não abrem mão de conhecer lugares que existem há muito tempo e encantam não só os visitantes como também os moradores.

5 locais para visitar na Zona Histórica do Porto

1. Torre dos Clérigos – O primeiro ponto que podemos destacar entre os 5 locais para visitar na Zona Histórica do Porto é a Torre dos Clérigos. A Torre dos Clérigos foi inaugurada em 1763, se tornando o campanário mais alto de Portugal, com mais de 75 metros. 10 anos antes, o arquiteto italiano Nicolau Nasoni foi contratado para projetar e realizar a construção desse belo patrimônio que foi considerado Monumento Nacional desde 1910.

A igreja foi construída no século XVIII, entre os anos de 1732 e 1749 e ela foi a construção mais famosa do arquiteto Nicolau Nasoni. Essa igreja é um dos mais lindos templos do estilo barroco e referência na história do Porto.

Os turistas podem conhecer a Torre dos Clérigos, nas exposições é possível descobrir a história da Irmandade dos Clérigos, ver de perto peças dos séculos XVIII e XIX, obras de arte, móveis, joias e muito mais.

A Torre dos Clérigos está localizada na Rua de São Filipe de Nery, Porto. Quem conheceu esse lugar afirma que é uma visita obrigatória em Portugal e que é espetacular.

2. Estação de Comboios de São Bento – A primeira pedra colocada na construção da Estação de Comboios de São Bento foi no ano de 1900 pelo rei D. Carlos I. No local existia o antigo convento de São Bento de Ave Maria. O projeto inicial foi do arquiteto Marques da Silva e trouxe influências da arquitetura francesa. Por fora essa estação traz uma arquitetura que lembra um castelo e no seu interior é possível encontrar cerca de vinte mil azulejos pictóricos criados por Jorge Colaço, que representam quadros etnográficos e históricos.

O espaço traz a história dos meios de transporte por ordem cronológica, da antiguidade até o surgimento do comboio. Por baixo se encontram grandes painéis que representam a história portuguesa.

Quem visitou a Estação dos Comboios de São Bento diz que é um lugar lindo que remete aos tempos de colonização. É um ambiente histórico que impressiona por sua beleza e grandiosidade. A estação se encontra na Praça Almeida Garret, Porto.

3. Livraria Lello – A Livraria Lello como já diz o nome, é uma livraria com um grande valor arquitetônico e histórico, localizada na Rua das Carmelitas 144 no Porto em Portugal. Em 1881 os irmãos José e Antônio Lello abriram um estabelecimento focado no comércio e edição de livros. Com o passar dos anos eles foram evoluindo no seu negócio. A expansão dos negócios fez com que os irmãos Lello construíssem do zero uma nova sede para sua livraria.

Veja Também:

5 Restaurantes tradicionais classificados como “Porto de Tradição”

10 Melhores restaurantes com ambiente romântico no Porto

10 Principais passeios em Porto, Portugal

O projeto da livraria foi de responsabilidade do engenheiro Francisco Xavier Esteves, conhecido como o introdutor do cimento armado nas construções civis de Portugal.

A Livraria Lello foi inaugurada em 1906 e conta com uma fachada com estilo neogótico, que se destaca da paisagem urbana. Na parte de dentro, tetos e estantes possuem um trabalho impressionante e como destaque está a escadaria que dá acesso ao primeiro piso e o imenso vitral que ostenta o monograma com a divisa da livraria “Decus in labore”.

Em 2016 o vitral e a fachada foram restaurados o que devolveu o estilo e a iluminação originais. Esse lugar é para quem adora livros e ama visitar locais históricos.

4. Café Magestic – Esse café também está localizado na Zona Histórica do Porto em Portugal. O Café Magestic está situado na Rua Santa Catarina, Porto. Esse café foi inaugurado em 1921 com o nome de Elite e se destacava pela frequência de pessoas da alta sociedade da época. Em 1922 ele recebeu o nome de Magestic.

O Café Magestic foi um projeto do arquiteto João Queirós que se inspirou na obra do Marques da Silva. Ainda hoje é um dos mais lindos exemplos da Arte Nova na cidade do Porto, em Portugal.

A fachada chama a atenção por sua fachada confeccionada em mármore, adornada com detalhes vegetalistas sinuosos. Na parte da frente o espaço conta com colunas e a fachada é feita com madeira escura e tem vidraçarias.

Na parte interior, o Café Magestic possui molduras e detalhes no estilo da Arte Nova, grandes espelhos riscados pelo tempo intercalados por luminárias em metal trabalhado. Quem visita esse local diz que é o café mais lindo do mundo e elogia o ambiente, as comidas e bebidas.

5. Passeio das Virtudes – No Passeio das Virtudes os visitantes podem ver de perto o Jardim das Virtudes que está localizado no centro histórico do Porto, na freguesia de Miragaia, na cidade do Porto. Quem visitou esse lugar diz que é uma das vistas mais lindas do Porto e perfeito para um dia de sol e também para ver o pôr do sol.

O Passeio das Virtudes é um ponto de encontro dos portuenses, principalmente, no fim da tarde, por isso, os visitantes não devem se assustar caso encontrem  pessoas de todas as idades, admirando uma das paisagens mais lindas sobre o rio Douro e até tocando instrumentos musicais. Quem visita Porto não pode deixar de visitar esse lugar.

Portanto, esses são os 5 locais para visitar na Zona Histórica do Porto. Esses espaços são extraordinários que têm a capacidade de mostrar aos moradores do Porto e aos seus visitantes uma parte da história desse belo país que é Portugal.

Zona Histórica do Porto
Estação de Comboios de São Bento
5 Locais para visitar na Zona Histórica do Porto 1
Livraria Lello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *