15 Dicas para emagrecer com saúde e sem esforço

Emagrecer de forma saudável será impossível?

Algumas dicas para emagrecer com saúde. Além dos fatores genéticos e ambientais, o sedentarismo, os maus hábitos alimentares e o consumo de álcool são os maiores responsáveis pelo excesso de peso da população.

Por outro lado, as dietas radicais e exageradas que prometem a rápida perda de peso têm efeito exatamente contrário, diminuindo o metabolismo, elevando o estresse e aumentando o hormônio cortisol que provoca a elevação dos estoques de gordura e a compulsão alimentar.

Para emagrecer com saúde não existe fórmula mágica ou uma dieta padrão que funcione para todas as pessoas. Para ser saudável, a perda de peso deve ser gradual e contínua.

Pensando nisso conversamos com alguns nutricionistas e relacionamos abaixo 15 dicas que não devem faltar em nenhuma dieta ou na rotina de quem quer se manter dentro do peso. Confira!

Como perder peso de forma saudável

Dicas para emagrecer com saúde

  1. Tome café da manhã todos os dias. É um erro achar que deixar de fazer uma refeição tão importante pode ajudar na perda de peso. O café da manhã o mantém disposto, além de ajudar a reduzir a quantidade de alimentos nas demais refeições ao longo do dia. Mas não exagere. Ele deve ser leve e balanceado, contendo cereais integrais e frutas.
  2. Ao invés de fazer 3 refeições grandes, faça de cinco a seis pequenas refeições ao dia. Com isto você acelera o metabolismo do corpo.
  3. Mastigue bem os alimentos e faça as refeições longe das distrações como a televisão, por exemplo. Determinar um horário e local adequado para as refeições melhora a digestão.
  4. Procure comer a cada três horas estabelecendo horários regulares para realizar suas refeições.
  5. Consuma pelo menos três porções de frutas, verduras e legumes variados ao longo do dia, pois além de serem ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, possuem baixo valor calórico. De preferência inicie as refeições por elas que contribuem para a saciedade.
  6. Evite as frituras e os alimentos gordurosos. Prefira os pratos cozidos, assados, grelhadas ou ainda refogadas.
  7. Inclua cereais integrais como a quinua e amaranto na sua dieta. Eles são fontes de triptofano que aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar.
  8. Prefira os adoçantes aos açúcares mas não exagere. Se consumidos em excesso eles podem ativar os receptores de glicose no intestino aumentando a glicemia e o acúmulo de gordura no tecido adiposo.
  9. Se estiver difícil se controlar, troque o prato grande por um de sobremesa, assim diminuirá as porções dos alimentos gradativamente.
  10. Prefira sobremesas à base de frutas. Para variar escolha as frutas cozidas, assadas ou ainda temperadas com canela.
  11. Beba bastante água (pelo menos dois litros por dia) ou outros líquidos como chás e sucos naturais. Fuja dos sucos industrializados. Eles contêm corantes, conservantes, aromatizantes e açúcares que são prejudiciais à saúde.
  12. Substitua os cereais refinados pelos integrais como arroz, massas, biscoitos e pães.
  13. Durma bem. Está comprovado que o sono contribui para a perda de peso. Estabeleça horário para dormir todos os dias na mesma hora, criando uma rotina de sono.
  14. Elimine as guloseimas como doces, refrigerantes, biscoitos, alimentos enlatados, embutidos e outros produtos industrializados da sua dieta. Além de vilões para as dietas eles contêm sódio, conservantes e açúcares que são prejudiciais à saúde.
  15. Mexa-se! É importante associar uma atividade física à sua rotina. Além de ajudar a perder calorias eles ajudam a manter a saúde em dia. Procure dentre as atividades algo que lhe agrade como andar de bicicleta ou nadar. E que tal um esporte de competição como correr, jogar vôlei ou basquete? Às vezes pela competição a pessoa toma gosto pela atividade. O importante é não ficar parado.

Estas foram as dicas de hoje. Que tal deixar um comentário?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.