Curiosidades sobre a via láctea

Algumas curiosidades sobre a via láctea

Um incrível universo infinito cheio de astros e mistérios. Assim é a Via Láctea.. Uma galáxia sendo descoberta pouco a pouco pelo homem. Vista da terra, parece uma faixa brilhante de forma espiral que circula toda a esfera celeste.

O nome Via Láctea derivou-se de sua faixa brilhante de aspecto leitoso, que segundo as observações de Galileu Galilei, se tratava na verdade de um grande conjunto numeroso de estrelas próximas entre si. Pesquisadores afirmam que sua idade estimada é de mais de 13 bilhões de anos.

Como ver a via lactea

Por ter baixa luminosidade superficial, infelizmente sua visibilidade é comprometida pela poluição luminosa existente. No entanto, em áreas rurais mesmo com o leve brilho das poucas luzes, é possível ter melhor visibilidade. Já em áreas urbanas, a iluminação noturna faz com que seja praticamente impossível observar a galáxia.
Ainda não há comprovações de como ocorreu o processo que resultou na forma atual da Via Láctea. Estudiosos sugerem que seu surgimento foi um evento praticamente independente.

Curiosidades sobre a via láctea

Formação da via láctea

O material inicial visível que existia na formação da galáxia era composto somente por hidrogênio, hélio e uma pequena quantidade de lítio. O processo de evolução químico da galáxia pode ser acompanhado devido ao surgimento das estrelas, que por sua vez passaram a sintetizar elementos mais pesados e posteriormente liberados no meio interestelar. Este material era incorporado na formação de uma nova geração de estrelas que por consequência, passavam a ter maior quantidade de outros elementos químicos. Desta forma, pode-se determinar se a estrela pertence a gerações mais antigas ou mais recentes.

Quantas estrelas existem?

Você sabe quantas estrelas existem nesse fascinante mundo? Impossível saber ao certo. Mas estima-se que existam entre 100 e 400 bilhões de estrelas na galáxia. Isso é algo que nos deixa perplexos, pois sabemos que existem milhões de coisas lá fora, já descobertas e que ainda descobriremos. Mas para a maioria das pessoas, o mundo se resume no limite da terra, na lua, no sol, e em algumas estrelas e planetas. Não fazemos ideia da imensidão que realmente existe.